sábado, 19 de junho de 2010

Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de empregos?

   Muitas pessoas pensam que o mercado de trabalho é um bicho de sete cabeças, mas na verdade é nosso passaporte para a vida adulta. Responsabilidades, horários a cumprir, estar sob o comando de alguém, são coisas que às vezes dão medo aos adolescentes, coisas que ainda não fazem parte do seu dia-a-dia, são novidades e tudo que é novo dá um pouco de receio no início.
                                           
     Imagem de:http://viniciusmatos.wordpress.com/2009/03/18/vagas-para-assistente-de-fotografia/

    A vida na escola é uma preparação para o que vamos enfrentar no mercado de trabalho, por isso é importante colaborar com a educação escolar. Os professores e educadores nada mais querem do que nos ajudar. E para saber o que eles pensam fizemos uma entrevista com três pessoas ( professora,orientadora e mestre em educação) da nossa escola, vamos ver o que elas pensam a respeito desse assunto?!?
Olha aí...




E aí, gostaram??


Bom, continuando a falar sobre o tema proposto, como as nossas mestras falaram, o campo para o trabalho dos jovens, sejam estudantes ou não, é muito vasto. Só que a educação no país deixa um pouco a desejar no quesito preparação do jovem para o mercado de trabalho. As escolas e cursos, geralmente voltam à atenção dos adolescentes a vestibulares e etc., na verdade muitas pessoas não têm a mínima ideia de como “trabalhar” e o resultado dessa despreparação é o seguinte:Isso mesmo, demissão!

Os empregos no Brasil variam muito dependendo da área, por isso fizemos um gráfico demonstrativo, que contem alguns dados relevantes com relação ao tema. Vejamos:

         Ao observarmos atentamente as informações nos gráficos acima, podemos identificar que os trabalhos relacionados ao comércio e reparação são os que dão mais oportunidades de emprego, enquanto educação, saúde e serviços sociais têm os menores números nesse ranking. Com esses dados contrastantes, é possível perceber que os serviços básicos indispensáveis, estão deixando muito a desejar em relação a emprego. Por isso, atualmente ao procurar um trabalho, as pessoas buscam as áreas mais requisitadas, e as menos, porém, não menos importantes ficam pra trás. As profissões que estão em alta aqui em Florianópolis são: TI (tecnologia da informação), que precisa muito de trabalhadores, indústria têxtil e também pessoas para trabalhar em laboratórios farmacêuticos. Segundo uma pesquisa feita pelo Jornal Hoje (o link dessa reportagem está no fim do post), os estados que mais contratam são: Sudeste (26,4%), Sul (24,9%), Centro-Oeste (22,7%), Norte (20,4%) e por último a região Nordeste (20,2%).
     Trabalho e oportunidades de emprego existem, basta correr atrás, pesquisar bastante, procurar conversar com pessoas que já trabalham, que já estão no mercado a anos, para que possam fazer a melhor escolha com respeito ao emprego, porque é pra toda a vida, e todos concordamos que trabalhar numa coisa que gostamos, num emprego prazeroso é a melhor coisa do mundo!
     Bom, é isso galera, esperamos que tenham gostado, a seguir postamos alguns links para ajudar você que está ingressando no mercado de trabalho! Obrigada!

21 comentários:

Unknown disse...

Gostei desse blog, me ajudou muito, fico muito grato

Unknown disse...

Muito bom, de grande importância e utilidade!

Unknown disse...

bem legall!!!

juhpierri disse...

Muito interessante o ponto de vista da autora sobre o assunto. Muito útil o artigo.

Maura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maura disse...

Gostei muito desse blog..a realidade do trabalho em relação aos jovens está bem esclarecida, a falta de qualificação é alarmante!
Parabéns pelo post!

Loyane disse...

Poxa..gostei do tema abordado e concordo plenamente, o mercado de trabalho pode parecer um monstro, mas a partir do momento q vc faz uma coisa que gosta, tudo fica melhor!

Rubia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rubia disse...

muito bom esse blog adorei meus paraéns

Liliam Gorges disse...

O tema é super atual e apropriado, achei bem interessante...achei legal os dados..são do IBGE?

Unknown disse...

O blog ficou bem legal, e o tema é bem interessante, gostei das entrevistas e do gráfico,esse tema é um tanto quanto polêmico..pq os jovens muitas vezes são usados como mão-de-obra barata..e não apredem nada na verdade.Vcs colocaram isso de uma forma bem legal. :D

Rubia disse...

Oi.
Ficou beem massa o post.
Eu sou adolescente e sei que é bem dificil escolher uma profissão, e ninguém quer ser explorado, óbvio, então esses liks ajudam muito..o do jornal hj é foi o melhor..gostei muito! :P

Marina disse...

Acho que o MERCADO de trabalho é BEM EXTENSO mesmo. Acredito que MUITAS pessoas tem certo receio, por falta de profissionalização. Hoje, temos oportunidade de escolher na área específica que queremos atuar, a mídia traz a prévia com informações básicas da profissão. O mais importante é a escolha =D

Enemarí disse...

Parabéns pela iniciativa em postar neste Blog um assunto tão importante e real do nosso cotidiano, principalmente no que se refere ao universo dos jovens. Reafirmo uma das minhas opiniõe que falei na entrevista, faltam investir prioridades na educação, tanto da esfera Municipal, Estadual e Federal para que nossos jovens entrem no mercado de trabalho com uma melhor qualificação. Como também, é fundamental que os alunos compreendam a importância do comprometimento com os estudos desde o Ensino Fundamental. E nós, profissionais da educação, que façamos muito bem nosso papel, dentro das possibilidades diante dos entraves materiais, sociais, econômicos, políticos para melhor contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
É muito bom ler e refletir sobre os diversos comentários postados. Mais uma ferramenta que a Internet nos proporciona: o Blog.
Sucessos para vocês adolescentes, jovens,...

Enemarí (orientadora educacional)

Insuperáveis disse...

Li Gorges, os dados são do IBGE sim, mas o gráfico nós que fizemos! ;D
Se quiser, tu pode entrar no site deles p ver os dados, é o seguinte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/default.shtm
Bjokas :*

Ronaldo disse...

Esse post mostra uma visão bem madura de ver o mercado de trabalho, normalmente as pessoas nem pensam no que vão fazer, por isso existem tantos trabalhos mal feitos. As empresas precisam de pessoas que realmente gostem do que fazem, e assim farão bem feito.

Gabiii *-* disse...

Putz..bem massa..
eu tava procurando um site q falava sobre empregos e achei o video de vcs no youtube, gostei muito, e ainda mais do post...
o q vcs falaram é nda mais nada menos que a verdade, as pessoas nos exploram. Eu mesmo tbalho num supermercado como repositora de caixa e no fim já estou lá a um ano e não sei nada, por isso eu to saindo de lá, e procurar um lugar onde eu seja valorizada...onde eu aprenda algo..não só uma mão-de-obra barata como vcs falaram aii.. Parabéns Ganhadores ;D

Guii disse...

Bem interessante.
Tudo o que fazemos no início dá um pouquinho de medo mesmo, concordo com isso.
E também concordo que a escola é a nossa preparação para nosso futuro, mas como a orientadora falou, precisa de mais ação por parte do governo.
Pra que o que aconteceu com a Gabi não aconteça com ninguém mais, o governo precisa agir!

Luiza disse...

Acho que o q vcs postaram ai é interessante porque entra a questão do governo..se pagamos tantos impostos..pq o governo não investe nisso?
NE MERCADO DE TRABALHO, nos jovens q são o futuro do país.A coisa mais dificil hj é encontrar gente qualificada p trabalhar, mesmo os que já fizeram faculdades ou cursos.Precisamos de mais qualificação profissional no Brasil!

Unknown disse...

gostei realmente desse blog ,,,,,
fala d muitas situaçoes d hoje em dia
principalmetne d um assunto muito preocupante na sociedade q eh o desemprego e o mercado d trabalho cada vez mais competitivo...e cada vez mais a corrida,a busca, a temporada d caça a qualificaçao profissional no brasil....

helio disse...

Obrigado pelo querido helio! Ficou muito bom!
Que venha o próximo assunto!!!