terça-feira, 20 de julho de 2010

O desespero das Indústrias!

   Eai pessoal, já estavam com saudades né? Gostaríamos de agradecer aos e-mails e comentários enviados, vocês não tem ideia de como esses nos estimulam! Bom, deixando o sentimentalismo de lado, o tema dessa semana são as Indústrias, isso mesmo aqueles lugares onde a maioria da população nunca foi, onde tem grandes máquinas, robôs e etc trabalhando, essa mesma. Falaremos um pouco da dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para trabalhar nesses locais pouco reconhecidos, e como você pode se informar melhor sobre as indústrias que apesar de pouca fama são ótimos locais para se trabalhar, e comentar um pouco que já que existem milhares de desempregados no Brasil, porque há uma escassez de profissionais na indústria. Esperamos que vocês gostem!

  A carência de mão-de-obra qualificada é fato no Brasil. Os impactos negativos se mostram presentes, sobretudo na área de produção das indústrias. Para contornar esse problema, mais de 80% das indústrias oferecem programas de capacitação e incentivos para atrair e reter mão-de-obra qualificada. O quadro abaixo mostra as principais técnicas usadas pelas empresas na obtenção de mão-de-obra:


  O processo de capacitação da mão-de-obra enfrenta uma variedade de dificuldades que vão desde a baixa qualidade da educação básica no país, à falta de cursos de capacitação adequados às necessidades da indústria. Ou seja, o fato de todos falarem que a falta de qualificação é o grande motivo não é totalmente verdade, o que falta na verdade são cursos específicos para as áreas que as indústrias pedem, coisa que deveria vir primeiramente por parte o governo, mas já que isso não acontece a capacitação dentro da empresa é a estratégia mais utilizada na obtenção de mão-de-obra qualificada.

   Uma pesquisa foi realizada e mostrou um grande problema para as indústrias em ralação à mão-de-obra qualificada, vejamos alguns dados:



  As áreas mais prejudicadas pela falta de mão-de-obra qualificada:

  As principais dificuldade de para investir na qualificação dos empregados:


  E finalmente, como as industrias investem na qualificação:


  E agora, como manter os empregados nos seus empregos:




A grande questão é: Em Santa Catarina o que se passa?



  Bom, Santa Catarina possui um importante parque industrial, ocupando posição de destaque no Brasil. A indústria de transformação catarinense é a quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. O ramo da indústria alimentícia é o maior empregador, seguindo-se o de artigos do vestuário e de produtos têxteis.



 A remuneração em SC é a seguinte:




  A economia industrial de Santa Catarina é caracterizada pela concentração em diversos pólos, o que confere ao Estado padrões de desenvolvimento equilibrado entre suas regiões: cerâmico, carvão, vestuário e descartáveis plásticos no Sul; alimentar e móveis no Oeste; têxtil, vestuário e cristal no Vale do Itajaí; metalurgia, máquinas e equipamentos, material elétrico, autopeças, plástico, confecções e mobiliário no Norte; madeireiro na região Serrana e tecnológico na Capital.

  Como vimos indústrias em Santa Catarina é o que não falta, mas essas estão cada vez mais atualizadas e sofisticadas. A tecnologia correndo em bem do ser humano. Portanto, a busca por trabalhadores está cada vez mais exigente, querem que seus empregados sejam cada vez mais atualizados e ligados em tecnologia. Só que nem todas as pessoas têm condições de se atualizar e fazer curso que disponibilizam sabedoria ao quesito tecnológico. E isso aumenta o desemprego e consequentemente torna o mercado de trabalho cada vez mais disputado em ramos menos exigentes ao fator tecnológico.

  Todos esses fatores acabam fazendo com que haja vagas em indústrias e as torne concorridas e seus salários melhores. Entre as indústrias que mais tem vagas no mercado de trabalho se destacam as de ramo tecnológico e são, com certeza, as que necessitam de um conhecimento mais especifico, por isso há tantas vagas.

  O governo brasileiro deveria fazer um plano onde todas as pessoas pudessem ter acesso a essas tecnologias, não só os ricos e de classe média, mas também os pobres e menos favorecidos economicamente. Assim não haveria tantas desigualdades ao mercado, pois quanto mais preparado o trabalhador for melhores serão suas chances de conseguir os empregos.



SETORES DA INDÚSTRIA

 Pesquisamos os setores mais legais da indústria para passar para vocês, dêem uma olhada:

  Indústria de bens de produção ou indústria de base são todas as indústrias que trabalha com matéria bruta transformando-a em matéria prima para outras indústrias.

Exemplo: indústria siderúrgica e petroquímica.


  Indústria de bens intermediários ou de bens de capital que são aquelas que produzem máquinas para outras indústrias. Ex.: fábricas de tornos

(Equipa indústrias mecânicas).

  Indústria de bens de consumo é aquela que produz produtos, voltado ao extenso mercado consumidor.

Ex.: Indústria têxtil, Indústria alimentícia.


   A escassez de mão de obra especializada virou um tormento no dia-a-dia das grandes empresas. Depois de atingir a construção civil e a indústria naval, agora a falta de profissionais se espalha por setores como o automobilístico, o ferroviário, o moveleiro, a siderurgia e a metalurgia, o de transportes e serviços.





      Então como já falamos quanto mais rápido começar uma parceria entre pessoas e empresas para a capacitação melhor será para o Brasil. Está na hora de um grande esforço de expansão com respeito ás indústrias, reunindo governo e setor privado, no âmbito dos investimentos em profissionalização. Apesar dos avanços, ainda há espaço para continuar expandindo o número de vagas. Além disso, escolas profissionalizantes no ensino médio e universidades tecnológicas devem ser estimuladas, visando preparar os jovens desde cedo para exercerem uma profissão e acabar com a falta de profissionais especializados que tanto aflige nosso país.

  Aqui vão alguns links interessantes para vocês expandirem sua visão a respeito do assunto abrangido:

http://www.youtube.com/watch?v=jbEv56iAcrU
http://www.youtube.com/watch?v=o4I12sFoHus&feature=player_embedded
http://www.slideshare.net/claudiafinck/entrevistas-indstria-4796262
 
É isso ai galerinha, esse foi o post da semana, e até semana que vem!

   Beijinhoos