terça-feira, 3 de agosto de 2010

O primeiro emprego

  Fala galera, o tema dessa semana como sempre é muito oportuno para nós jovens que estamos na busca por uma boa oportunidade de mostrar o nosso potencial, por isso prestem bastante atenção e se tiverem alguma dúvida, vocês já sabem, perguntas nos comentários lá embaixo!

  Bom, quando se fala de primeiro emprego muitos tremem na base, se perguntam o que fazer como se portar numa entrevista, como fazer um currículo, será que esse primeiro emprego vai determinar o resto de sua carreira. Essas e outras questões serão abordadas no post desta semana. Nós fizemos o melhor, esperamos que vocês gostem!




  Há quem diga que o primeiro emprego é a porta de entrada para a carreira, outros discordam dizendo que no caso de uma necessidade o primeiro emprego não quer dizer que você vai exercer a profissão o resto da vida. A verdade é que as circunstâncias mudam e varia de pessoa para pessoa. Por isso, fizemos um levantamento sobre o que os jovens acham a respeito do primeiro emprego, será que determina o resto de sua carreira? Vejamos:

 Notaram? As opiniões divergem entre si. As pessoas que disseram que não influenciará sua carreira, colocaram como principal motivo a necessidade de trabalhar, por exemplo, uma pessoa que quer fazer uma faculdade, mas não tem recursos para isso. Ela começa a trabalhar em um emprego qualquer (que é o primeiro), que não tem nada a ver com o curso que ela quer fazer nem com a profissão que quer exercer, ela escolhe esse emprego só para poder pagar o curso. Viram? Isso já é uma questão de necessidade!

   Mas, a maioria dos entrevistados respondeu que conta muito sim. Por exemplo, certa pessoa terminou o ensino médio, fez um curso técnico e logo começou um estágio, por causa de seu límpido currículo e sua boa impressão na entrevista, foi contratada definitivamente pela empresa em que estagiava. Agora ela está em seu primeiro emprego, exercendo a profissão que escolheu e pode fazer uma base para a sua carreira encima dessa primeira oportunidade que teve.
 
  Seja qual for o seu caso, para se sair bem no primeiro emprego, é necessário realizar alguns passos básicos e tomar cuidado para não cometer alguns erros imperdoáveis. Segue as dicas galera, anotem tudinho! Hehe

    Para começar, o seu currículo deve ser impecável, fizemos um modelo para vocês se basearem. Confiram!
    Agora alguns links que vão ajudar e muito para que vocês sejam bem-sucedidos com respeito ao primeiro currículo de suas jovens vidas.
Currículum vitae
Modelo de Currículo
Modelo para seu primeiro currículo
Um currículo caprichado!

   Visto que agora todos já sabem como montar seu currículo, vamos ver agora como se portar na primeira entrevista de emprego.

  Para começar, o segredo é ir bem vestido de acordo com a empresa, se você vai trabalhar com roupa formal, nada de ir de tênis ou saia curtinha, né? Por favor! Outra ótima dica é se manter o mais calmo possível, porque não ia ser nada legal parecer desesperado pela vaga, ou gaguejar e tremer enquanto fala.

 Esteja atualizado, leia alguns jornais, revistas etc., saiba sobre o dólar ou a bolsa de valores, assim você mostra que é interessado em atualidades e é informado e isso pode te garantir uma vaga. Nada de piadinhas ou brincadeirinhas durante a entrevista, se quiser quebrar o gelo pesquise sobre a empresa que você quer trabalhar, assim poderá fazer vários comentários oportunos. Pergunte sobre a empresa e tire todas as suas dúvidas. A humildade é de suma importância, não tente parecer o que não é, ou falar coisas que não sabe, se lembre de que ninguém é perfeito, por isso mostre suas características positivas, mas não se esqueça de mencionar as suas dificuldades, mas mostre vontade de melhorar nessas. Não tente mentir, pois essas mentiras virão à tona uma hora ou outra. Seja fiel aos seus princípios, mas trate as pessoas com respeito. Os empregadores gostam de pessoas versáteis, ousadas e ambiciosas, no bom sentido, por isso se esforce nesses três aspectos.
  Para mais algumas dicas sobre como se sair bem na primeira entrevista, visite os links:

  Encontramos na WEB, uma ferramenta super legal que vai ajudar muito na procura de vocês pelo primeiro emprego:
Simulador de entrevista!
 
  Para conseguirem um ótimo emprego, é fundamental se esforçar, realmente querer aprender, geralmente as pessoas que querem saber tudo acabam se dando mal no final. Os empregadores precisam de pessoas que tenham escolaridade mais experiência prática, ou seja, uma coisa que vai te ajudar muito nessa etapa da sua vida é: estágios.
   Assim, que acabar o seu curso procure logo de cara um estágio, não perca tempo, pois este pode ser fundamental no futuro, para isso assista a entrevista do fantástico sobre esse assunto:
Estágios


Outra importante dica é ter um amplo networking, pra quem não lembra do que se trata, dê uma olhada no link:
Networking

  Agora que já passamos pra vocês algumas dicas sobre como conseguir um bom primeiro emprego, a questão é: Como manter esse emprego.
  Vejamos:

    Bom, você será o novato da empresa, o iniciante, por isso se esforce muito. Mostre que você tem competência e que está ali não por brincadeira ou por mero acaso, demonstre que você merece estar onde está e que se esforçou muito para conseguir isso, mostre um bom desempenho e assim será muito bem recompensado.

Esse foi o post da semana! ;D

  Temos uma boa e uma má notícia. Qual das duas vocês querem primeiro? Como sempre a má,né? Haha A ruim é que esse foi o último tema do desafio do conhecimento, é isso galerinha, chegou ao fim. Em contraste a ótima noticia é que vamos continuar postando temas relacionados aos que postamos no desafio, esperamos que vocês aproveitem muito. Queremos agradecer ao pessoal que nos acompanhou e também aos muitos comentários e sugestões dadas até hoje, e assim: não nos abandonem como já dissemos vamos continuar postando! Bom, é isso pessoinhas, nós gostamos muito de estar com vocês ... Torçam muito por nós..hehe


E que vença o melhor!

Ah! Não se esqueçam de conferir o resultado final no link:

Desafio do conhecimento

A partir de 16 de agosto! ;D


Bjokas :*

Um comentário:

Bruna disse...

Muito bom o post gente! Informações cada vez mais úteis para nós! Parabéns a todos novamente.